Oi, pessoal! Conforme disse na semana passada, vim falar com vocês nesta semana sobre a Eutonia, uma das abordagens da Educação Somática que uso nas minhas aulas de Movimento Consciente.

Esta abordagem foi criada e desenvolvida pela Gerda Alexander, cujo objetivo é o de despertar e cultivar a consciência psicofísica de cada pessoa, possibilitando o nosso desenvolvimento artístico e pessoal, por meio do acesso à sabedoria própria de nosso corpo. O trabalho é feito por meio da atenção às sensações, que promove a ampliação da consciência e da percepção corporal, possibilitando a flexibilização do tônus que contribui no cuidado das dores e do estresse, além de uma melhor adaptabilidade do corpo para as diversas ações no dia a dia e nas atividades físicas e esportivas.

É um método incrível, porque consegue integrar em si a arte, a educação e a terapia. Como arte, ele nos ajuda a acessar e a liberar nosso potencial criativo, trabalhando e desenvolvendo nossa expressividade. Como educação, nos ajuda na conscientização e na percepção de nossa realidade somática, que é nossa totalidade enquanto seres humanos. Como terapia, é um caminho de autoconhecimento, porque possibilita a integração de ação e de sentimentos, através do trabalho com o corpo.

Outro objetivo da Eutonia é o de desenvolver nossa capacidade de atenção, pois a escuta de nosso corpo e o estado de presença alcançado por esta escuta, são fundamentais para a compreensão de um corpo consciente.

O trabalho da Eutonia pode ser resumido na seguinte frase de Merleau-Ponty: “O corpo não é uma coisa, não é uma máquina, nem é pura ideia, mas movimento, sensibilidade e expressão criadora.”

Esperamos que vocês tenham gostado deste conteúdo e na semana que vem, vou falar a respeito da Técnica de Alexander

✔ Facebook: /KarlaRelvasPilatesStudio
✔ Instagram: @karlarelvasstudio
✔ YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxlwDSUoywr3I1bVR5q-pJw
✔ E-mail: spazopilates1@gmail.com
✔ Cel.: (21) 98498-1971

#movimentoconsciente #educacaosomatica #eutonia #arte #educacao #terapia #tonus #atencao #escuta #conscienciacorporal #autoconhecimento #corpoconsciente #clarissapinkolaestes #merleauponty